Itens compartilhados de Juliano

segunda-feira, 31 de março de 2008

Ex orcuti (Me deu uma saudade de latim esses dias...)

No ano passado andei escrevendo no Orkut, na comunidade "Quero aprender coreano", algumas informações a respeito da bolsa de estudos para a Coréia. Caso alguém se interesse, aí vai!

Quero aprender coreano


Estudar na Coreia

Oi, gente. Faz tempo que eu nao apareco por aqui por falta de tempo... Mas estive lendo por ai pelos topicos e percebi que tem gente que tem vontade de vir pra Coreia pra estudar. Eu sou um exemplo disso. Sou formado em linguistica na USP e sempre tive muita fascinacao pela Asia. Ja tinha feito um intercambio no Japao, em 2000, e agora decidi vir para a Coreia. Cheguei aqui no ano passado, em agosto, para o mestrado em linguistica. Eu posso dizer que ter uma nocao de japones ajuda - e muito - aprender Coreano e vice-versa. A estrutura das duas linguas eh sim muito parecida.
Eu, por exemplo, acabei de comecar meu curso de mestrado na Universidade Nacional de Seul (a principal universidade daqui) agora em setembro. Para quem tiver interesse em um curso de mestrado ou doutorado por aqui, dah uma passada em algum consulado ou na embaixada coreana. O movimento ainda eh baixo e, por exemplo, este ano foi escolhido um cara do Brasil, mas ele acabou desistindo. Eu suponho que acabou nao vindo ninguem por falta de candidato, ja que normalmente neste tipo de bolsa, sempre ha pelo menos uma segunda colocacao no caso de desistencia do agraciado.
Normalmente quem vem tem um ano de estudo de lingua corena na universidade de Kyunghee (http://www.khu.ac.kr) e depois segue para qualquer universidade escolhida pelo aluno para o curso de mestrado ou doutorado em qualquer area e ainda ha a possibilidade de estudos em ingles (o que a grande maioria faz).
Fora isso, o convivio com gente de cada cantinho do nosso planeta torna a experiencia muito mais interessante: quando eh que eu imaginaria que eu seria vizinho de gente do Laos, Costa Rica, China, Republica Tcheca, Quirguistao, Bangladesh, Vietna, Sudao, Marrocos, etc., etc.???
Eh muito legal e vale a pena.
Pra quem tem interesse, eu tenho um blog (apesar de nao ter muito tempo pra escrever) e la tem um pouco mais de informacao: http://jjunho.blogspot.com .
Um grande abraco e muito sorte para todos! Persigam seus sonhos que eles se tornam realidade!^^
04/11/07

Esqueci...
O site do orgao responsavel pelos intercambios eh este:
http://www.ied.go.kr/english/

Mas pra conseguir a bolsa, tem de entrar em contato e passar pelo processo seletivo do consulado ou da embaixada no Brasil. OK?

Um abraco

Juliano
04/11/07

Outra coisa interessante...

Esqueci de dizer que a bolsa cobre passagem de ida e volta para Coreia, gastos com estudo (quase irrestrito: dependendo do resultado academico do aluno), mais uma bolsa mensal de 850.000 wons (940 dolares no cambio atual - suficiente para viver bem por aqui), mais auxilio para compra de material escolar uma vez por semestre no valor de 250.000 wons (275 dolares), alem de viagens junto com a galera de bolsistas para varias partes da Coreia durante o ano. Muuuito legal!^^ Eh claro, que precisa estudar tambem, senao nao da, ne?^^
21/11/07

Oi, gente. Mais informações.

Também pelo NIIED tem um programa de estudo de língua e cultura coreana. A diferença é que esse tem que ser pago. Mas, em comparação com outras escolas por aqui, é bem mais barato. Normalmente é utilizado por coreanos nascidos no exterior que vêm para aprender a língua e a cultura da Coréia a mando dos pais, mas também é aberto a estrangeiros interessados. Funciona por trimestres e dá direito a moradia e a refeições. O dormitório fica a um minuto do prédio do NIIED onde as aulas são dadas. Se não me engano, o valor fica por volta de 700-800 dólares, o que não é caro, já que só o aluguel de um apartamento estilo kitchenette fica na casa dos USD300-400 com seguro-fiança de USD 15-20.000!!! O preço de um curso de coreano de 10 semanas em uma faculdade conhecida fica por volta de USD1500... Então, é só sair e procurar informações pela internet, consulados e embaixada.

Um abraço e boa sorte

2 comentários:

Anônimo disse...

ah, então quer dizer que normalmente vai só um brasileiro (é só uma vaguinha)? ô tristeza, se for...
ainda não saiu a desse ano...
estou doidinho, doidinho por essa bolsa da niied.
Apesar de ser computeiro, vou tentar nessa mesma...! =P
Dá uma semi-dica aí do que eu devo fazer, se puder... pra adquirir a bolsa. Ou então conte a tua experiência... o processo que foi pra adquiri-la.
PS: Jurava que você tinha estudado alguma engenharia da vida...
afinal, estudou "ontologia" na universidade! =P
É o que eu estudo na pesquisa aqui da faculdade.. ontologia+(alguma linguagem de programação qualquer)+(agentes móveis)..

enfim, é isso!
Espero adquiri-la neste ano...

Kamilla disse...

o__o
Oii o/
Tava fuçando no google pra ver se achava um curso de coreano e vim parar akie XDD
Meeeo vc táá na Universidade Nacional de Seul !! Prbs! :D
HASOHSUO *-*
Eo tenho 16 anos, e tipo, desde meus 12 anos eo ADORO a cultura asiática! Principalmente a coreana, nom sei pke o_o - talvez por causa do DBSK ou do SuJu ou do BB <3 LOL- Enfim XDD Eo moro em Salvador, não tenho parentes asiáticos, mas to moooito louca pra aprender coreano Y___Y~
Comecei a estudar japones à mooooito tempo atraz, mas não tem geito, eu AMO d+ a Coréia *-* e kero aprender a falar pra quando fizer 18 anos eu possa morar um tempo ai XD Pode até parecer exagero meu, mas eu gosto mesmo, mas não tenho ajuda de ninguem aki em salvador, não tem curso na Bahia então tento me virar em alguns sites online, não dá muito certo >.< Eo to até fzendo arquivos em um forum para ajudar com o que sei sobre o coreano ( http://s2ingayo.ipbfree.com/index.php?act=idx ) Eu keria saber se vc pode me dizer algum lugar/site em que eu possa estudar MESMO coreano, eo kero muito aprender, msm msm msm, mas tá dificil, não kero desistir, me dá uma luz? Por favor? y_y


OBS: Amay seu blog *-----*~

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa