Itens compartilhados de Juliano

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Em resposta ao comentário Henriquiano

Meu caro amigo Henrique, depois de séculos que eu não escrevia nada por aqui, foi o primeiro a se manifestar:
"No que diz respeito o quesito "democracia" concordo com você. Mas o que me deixa indignado é ver que o Brasil agora acha que só existe PT e PSDB. Qualquer alternativa não ganha muito respaldo da mídia. Pra que serve o pluripartidarismo então, se a gente tem que ficar alternando entre dois partidos como os americanos? Parece que estamos condenados a eleger a continuidade de um governo que protege os Chavez, Ahmadinejads e Castros ou então esse sujeito aí de cima que mandou descer o cacete nos protestos em SP. Dureza..."
Pois é... A política no Brasil é uma coisa que me deixa amargurado... Se for ver bem, não tem um que preste. Se achar, me avisa! Tem que selar a vácuo pra não apodrecer logo e guardar em um museu para toda a posteridade.

Mas agora falando sério, eu perdi as esperanças (no plural, já que todas foram ralo abaixo) já há muito tempo. Analizando todos os prós e contras, não tem um que sobre. Quem é menos mal, nunca vai nem chegar perto, e, mesmo assim, se por um acaso do destino chegar, não vai poder fazer muita coisa, uma vez que todo o sistema já está apodrecido. E, como são todos "representantes" do povo brasileiro, será isso um espelho da nossa sociedade? Estará ela tão putrefata assim que ninguém mais sabe o sentido de palavras como moral, retidão e honestidade?

Deve de ser o "pocalípisso", o fim do mundo... Os valores que me foram ensinados com tanto carinho por meus pais são coisas hoje consideradas coisas de "babaca", "otário".

Quanto à democracia, isso é apenas uma ilusão. Eu não vejo democracia em nosso país. É apenas uma ditadura disfarçada. Não é porque temos eleições de tantos em tantos anos é que possamos nos considerar democráticos. Querendo ou não serão sempre os mesmos - com raríssimas exceções - os que irão lá pro Quadradinho de Goiás ou pras capitais dos seus respectivos estados. O nosso povo, em sua grande maioria, ainda vive numa situação de feudalismo medieval. Isso é uma coisa que não aparece muito nas grandes capitais, mas se vê claramente no interior do nosso Brasilzão Véio Sem Portêra. Há a elite que de há muito vem governando e tomando conta da sua Capitania (ou seria melhor dizer "Coronelia") Hereditária e o povo, sem instrução e sem pensamento crítico, que vende seu voto por um novo par de sapatos, por uma vaquinha, por uma nova bicicleta pro filho mais novo, por um carro melhor, por um cargo no gabinete... e por aí vai! Azarados os que caem na mídia e, por isso, acabam por ser os bodes expiatórios (o que muitas vezes nem conta muito... vide os casos mais recentes do Arruda e do Maluf... basta a mídia esfriar que o bode vira cordeiro).

Da forma como está, infelizmente, não tenho grandes esperanças quanto ao futuro (se é que haverá) do nosso país.

No entanto, espero, de todo o coração, estar completamente enganado!

Um abraço.

Um comentário:

Selma disse...

Juliano, seu texto não poderia ser mais perfeito. Democracia só funcionava no Ágora. E se pensarmos bem, quantas pessoas que você conhece que não sente falta da ditadura militar? Fazer o que o outro manda é fácil: difícil é pensar e caminhar com as próprias pernas...
Bjs

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa