Itens compartilhados de Juliano

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Uma das primeiras tentativas de blog...

Terça-feira, Outubro 31, 2006

Bem, aqui estou. Depois de dois meses e meio da minha chegada à Coréia, começo a escrever este humilde blog para aqueles que têm interesse em minha vida aqui do outro lado do mundo.

Vou começar a falar do momento atual com alguns flash-backs quando isso se faça necessário.

Estou agora na sala multimídia do dormitório chamado "International House 2". Aqui temos dezessete máquinas munidas do poderoso "Ruindous 98" das quais apenas uns 50% têm conexão com a internet. Como computadores aqui não são tão caros, eles nem se preocupam em cuidar da sala de computadores, já que não são muitas pessoas que a freqüentam. No entanto, como eu tenho medo de ter internet no meu quarto e não fazer mais nada na vida, eu ainda faço uso da dita sala.

Computador, bem dizer, eu acabei ganhando um da tia da Eun Bee. Ela ia jogar fora e a Eun Bee lho pediu e enviou-mo pelo correio. Para tal, assinou um termo de compromisso dizendo que se o bendito chegasse quebrado aqui o correio não teria responsabilidade. E não é que chegou inteiro? Esse, eu o tenho usado com freqüência para escrever minhas pequenas redações, as quais se resumem ainda a diários do fim de semana, mas que pouco a pouco vêm crescendo: meu último diário ficou com duas páginas e meia de A4 com fonte tamanho 10 e espaço 1,5. Acho que já tá de bom tamanho para dois meses de aulas.

Voltando ao computador, o problema é que sua placa de rede não está funcionando; conseqüentemente, não posso usar a internet. Tenho pensado quanto a isso, mas ainda não sei se vale a pena mesmo instalá-la. Como já disse, tenho muito medo de não fazer mais nada.

Falando em aulas, acabei de começar o nível intermediário, isto é, o nível 3 do curso composto por 6. Fiquei feliz, já que estudei sozinho no Brasil e, pelo menos, consegui pular um nível quando cheguei aqui. Tenho visto o pessoal que chegou sem noção alguma da língua, e dou graças a Deus por já ter passado por esse período em casa. O que eu demorei mais ou menos um ano pra aprender, eles foram obrigados a enfiar tudo na cabeça durante os primeiros dois meses.

A minha sala é bem divertida no quesito pessoa humana. Somos ao todo dezesseis alunos oriundos de diversas partes deste planeta que chamamos Terra. Temos cinco chinesas/taiwanesas, cinco japoneses, duas russas, uma uzbeque, um marroquino, uma norte-americana e eu, brasileiro. Além de nós, temos duas professoras. Uma um pouco mais velha e mais séria (pero no mucho), e outra mais jovem e bem menos séria. Só dividem o tempo mesmo, cada qual dando o que lhe cabe de acordo com o andamento do livro. Às vezes fazemos joguinhos, ou nos levantamos para perguntar as coisas entre nós, mas, no geral, é a famosa aula expositiva e sem muita interação. Também, com uma sala de dezesseis, é um pouco difícil controlar a manada.

Falando em controle, eu tenho uma reclamação a fazer (quanto a mim mesmo). Em sala de aula, não temos muita oportunidade de falar muito. Chega a ser compreensível, mas, fora da hora das aulas, eu praticamente não digo uma palavra em coreano. É tudo inglês. É claro que um pouco é culpa minha: é óbvio que é mais cômodo falar em inglês. No entanto, é culpa de todo mundo que mora no kisuksa, isto é, dormitório. Quase ninguém fala coreano, e quem sabe falar, não fala em respeito aos outros que não falam. Com isso, minha prática da língua vai devagar quase parando. Apesar de minha habilidade escrita estarmelhorando a olhos vistos, minha habilidade oral vai tartarugueando. Bem, nada é perfeito.

Falando em habilidade oral, a comida aqui é uma coisa de louco! Estou gostando cada vez mais a cada dia que passa. Tem de tudo o que eu comia no Bom Retiro ou com a Eun Bee e muito, muito mais. Além disso, é relativamente barato. Um rango, suficiente para umas quatro horas de bucho cheio, custa em média 2000W (R$ 5). Um rolo de kimbab que custa 5 no Bom Retiro, custa 1000W (R$ 2,50) aqui. E o resto fica tudo por volta disso. De 1000 a 2500W, dá pra ficar feliz. Em dias especiais, dá pra gastar um pouco mais, digamos 5000W, e sair do sério. 5000W é preço de comida de shopping e de fast-food ocidental. Que, diga-se de passagem, o KFC é animal. Por 10000W, tem um combo super-animal pra dois (ou três) pra se empanturrar. E o frango é muito bom. Aliás, frango é uma instituição coreana, depois do Kimchi e de todas as outras pimentas. Tem milhões de restaurantes de frango, muitos com a famosa "televisão de cachorro"; muitos também cheiram a padaria, já que eles passar uma massa em volta do frango para assá-los. É muito bom. Ultimamente, eu tenho vivido na base de bandejão, na faculdade onde estudo de dia, e na faculdade ao lado de onde moro à noite. Não é ruim, mas também não é NOSSA, QUE GOSTOSO!... Pelo menos dá pra guardar um dinheirinho pra ir visitar a Eun Bee.

Falando em Eun Bee, fui a Busan (ou Pusan, de acordo com o antigo sistema de romanização) já duas vezes. É a segunda maior cidade do país, em tamanho e importância, situada na costa sul-sudeste. Acho que cabe bem a comparação "Busan está para Rio assim como Seul está para São Paulo". Seul é a capital, a metrópole, a concentração de dinheiro, as melhores universidades, os ricos; Busan é o mar, o turismo, a beleza natural, o segundo pólo. É bem interessante.

Falando em turismo, tem um monte de lugares interessantes aqui em Seul. Mas isso eu vou deixar para o próximo post porque agora já hora de dormir. Amanhã cedinho (Eh, Casa da Preguiça! Que saudade, 92B, a Lazy-dência!) tenho que me levantar e ir à aula direitinho; se faltar, eles descontam proporcionalmente da minha bolsa...

Um grande abraço a todos!

Até a próxima.
posted by Juliano @ 9:06 PM

Nenhum comentário:

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa