Itens compartilhados de Juliano

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

A primeira tentativa de blog...

Estou na Coréia!!!

Já tem mais ou menos um semana que cheguei aqui em Seul. Tudo está muito bom, principalmente agora que ainda estou de férias! Minhas aulas só vão começar no dia 4 de setembro e até lá, dá pra aproveitar bastante a vida por aqui!

Saí de São Paulo no dia 15 de agosto, o feriado nacional coreano de libertação do Japão. Fui primeiro a Toronto, no Canadá, esperei algumas horas por lá e embarquei de novo agora com destino a Seul.

Viagem

De SP a Toronto, despachei duas malas grandes e levei uma mochila imensa como bagagem de mão comigo dentro do avião. Foi horrível até pra colocar no porta-bagagens que fica em cima das nossas cabeças. Não queria nem entrar. Mas tudo bem. Chegando ao Canadá, tive que desembarcar, passar pela imigração e pela alfândega e saí para o aeroporto. Pra começar, uma de minhas malas não apareceu na esteira e fiquei desesperado, pensei que havia sido estraviada. Pergunta pra um, pergunta pra outro, descobri que a mala que apareceu é que não tinha que ter aparecido. Como as duas estavam etiquetadas com o destino de "Incheon (Coréia)", elas teriam que ser enviadas automaticamente. Tudo bem. Peguei a mala fugitiva e a pus de novo na esteira de trânsito e saí para o aeroporto. Fui logo aos balcões da Air Canada para deixar preparado meu check-in para o próximo vôo e o carinha que estava lá já veio me dizendo que se a mochila fosse bagagem de mão, eles não deixariam embarcar. "Confiando no meu santo", sentei no chão e fui tirando as coisas da mochila grande e passando para a pequena que estava dentro dela. Pus o necessário para a viagem e resolvi fazer o check-in com a mochila grande para ser enviada. A mocinha que me atendeu foi super gentil e eu, aos poucos, fui falando que no Brasil já havia despachado duas malas e precisava despachar esta outra agora. Isso vai contra o regulamento da companhia que só deixa despachar duas malas grandes de 32 kg. E eu já tinha feito isso... A mocinha então ficou preocupada e eu expliquei a situação: estava indo para a Coréia, ia ficar mais ou menos 3 anos, tinha muita coisa pra levar, e lá estavam livros de que eu iria precisar para meu curso de mestrado, etc, etc... Depois de conversarcom seu superior, ela me deu um sorriso e me deixou despachar a famigerada mochila. Depois disso, só alegria! Fiquei caminhando pelo terminal. Terceiro andar, segundo andar, primeiro andar, terceiro andar de novo... Tomei café, comprei chocolate, comprei até um livro! Fiquei lendo, conversei com algumas pessoas. Em suma, tentei matar o tempo durante as longas horas que fiquei esperando o próximo vôo.

Na hora do embarque, fui até o portão e encontrei 300 milhões de coreanos e meia dúzia de ocidentais para entrar no mesmo avião meu. Na hora do embarque, a fila foi enorme e, como não sou besta nem nada, fiquei sentadinho nas poltronas da sala de espera lendo uns 4 ou 5 capítulos do meu livro. Fiquei lá até que a fila sumiu e chamaram meu nome e o de umas outras pessoas e embarquei sossegadamente (mas com 20 minutos de atraso).

Na chegada à Coréia, graças ao atraso no Canadá (que fique bem claro que não foi causado por mim, e sim pelos 300 milhões de coreanos!), eu saí com duas horas de atraso. Também porque a minha mochila, aquela despachada no Canadá, não resolvia aparecer na esteira. Foi uma das últimas e, conseqüentemente, eu fui um dos últimos a sair. Quando finalmente saí, Eun Bee estava desesperada pensando de tudo, menos que minha mochila demorou a sair. Nós nos encontramos facilmente, e quando estávamos conversando, María, a outra brasileira que está aqui, apareceu e já nos levou pro ônibus que nos traria ao dormitório. Já nos explicou o necessário e disse que duas de suas amigas estariam no ponto nos esperando para nos levar a meu destino final.

Isso aconteceu às 21:30 do dia 17 de agosto em Seul, o que corresponde às 9:30 do mesmo dia em SP. Fazendo as contas, já que saí de casa mais ou menos às 17:00 do dia 15, dá um total de mais ou menos 40 horas e meia de viagem! Como não tenho papel aqui, não sei se está certo. Corrijam-me se não estiver. OK?

Como sabia que ia ser longa e cansativa a viagem, dormi o máimo que pude dentro do avião. E consegui! Normalmente, não consigo! Todos dizem que se dormirmos bastante, não teremos muito problema de adaptação ao novo fuso-horário. E não é que funcionou?!?!?! Cheguei aqui novinho em folha, claro que um pouco cansado, mas não tanto para quem andou metade do mundo. Já no primeiro dia, eu e Eun Bee fomos andarum pouco por perto do dormitório para fazer reconhecimento de campo. História essa que fica para o próximo capítulo.

Até.

Friday August 25, 2006 - 09:57pm (KST)

Nenhum comentário:

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa