Itens compartilhados de Juliano

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Roh Moo-hyun e a comoção nacional

Vou tentar expôr aqui em poucas linhas a importância do suicídio do ex-presidente e a possível repercussão contra o atual governo LMB, como os coreanos soem (chique, né?) chamar a Lee Myung-bak.


Chegada do féretro à cidade natal


Roh Moo-hyun nasceu em uma família pobre de agricultores em uma província de pouco valor político nacional. Nunca pôde cursar uma faculdade, mas mesmo assim acabou estudando sozinho e se tornou um advogado auto-didata (na época em que essas coisas eram possíveis).

Sempre lutou pelos direitos humanos, principalmente em relação aos estudantes que protestavam contra o governo ditatorial coreano.

Foi eleito com uma plataforma anti-corrupção e anti-regionalista (já que a política coreana é bem ao estilo café-com-leite, muito regional) e, ao tomar posse, continuou a política do governo anterior DJ (Kim Dae-jung) de diálogo e apoio à Coreia do Norte. Em 2004, sofreu um pedido de impeachment que foi negado pelo Supremo Tribunal Constitucional.

Durante seu governo, sempre foi criticado e perdeu muito de seu apoio, o que levou à eleição do atual presidente, que era seu rival político.

O problema é que, LMB, o novo presidente, depois de eleito, mostrou-se completamente avesso à opinião pública, fazendo o que bem entende e criando projetos mirabolantes os quais não são aprovados de maneira alguma pelo povo, como a construção de um canal ligando Seul e Busan, o que não é necessário, a não ser uma obra que poderá ser efetuada pelas empreiteiras que deram seu apoio à eleição de LMB. O novo governo também acabou com a política de reconciliação com a Coreia do Norte desde o primeiro dia no cargo. O que corroeu rapidamente os laços entre os dois países, culminando nas ameaças nucleares que temos ouvido falar atualmente e no fechamento da área industrial especial de Kaesong, uma "zona franca" onde empresas sul coreanas fabricam produtos na Coreia do Norte, dando emprego e salário aos norte coreanos e conseguindo mão de obra barata.

Durante o governo de LMB também aconteceram os episódios da carne de vaca americana contaminada com a doença da vaca louca, das desapropriações de imóveis que acarretaram na morte de vários protestantes, etc, etc. A última do LMB foi a ação movida contra Roh Moo-hyun. O governo atual "tinha que" encontrar uma mancha no governo passado para poder comparativamente ficar bem na visão do povo. Eles acharam um fato de que a esposa do ex-presidente recebeu um presente em dinheiro de um amigo de longa data da família para poder pagar uma dívida que havia contraído. Esse fato foi tomado como corrupção e recebimento de propina sobre o qual o caso foi aberto.

Na opinião dos coreanos, isso é visto como um fato familiar da vida da família do ex-presidente que estava passando por dificuldades a que um amigo de longo data só desejou ajudar dando o presente. O povo não vê isso como um ato de corrupção ou recebimento de propina.

E por causa disso, somado às outras "c*g*d*s" do governo atual, que é famoso por não ouvir a opinião do povo, o povo está inconformado com a perda de seu ex-presidente.

Como disse o Henrique em seu blog, estão acontecendo velórios-protestos em vários lugares do país, onde o povo presta sua última homenagem a Roh Moo-hyun. Nesses velórios, o povo aproveita para levar cartazes e protestar contra o governo atual, ao qual chamam de "Governo Assassino".



Povo nas ruas e "policiais do LMB" (como são chamados pelo povo)

2 comentários:

Séfora disse...

Maio é foda ...muita festa, muito aniversário, muito pernil volta ao mundo rsrsrsr . Ao fim desse terrível mês voltarei a escrever (isso se não explodir antes de tanto comer , sábado ainda tem churrasco):)
P.S. E por falar em explodir e a bomba??? não morre não ok?!

Victor Westmann disse...

Uau~!
Como voce conseguiu se inteirar dos assuntos políticos com tanta profundidade? Seu coreano deve ser/estar muito bom mesmo.. lendo jornal? :)

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa