Itens compartilhados de Juliano

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Maio, o "mês familiar"

Hoje, 15 de maio, é o dia dos professores por aqui. É uma dada muito mais celebrada por aqui do que o é no Brasil. Hoje é dia de se ver várias pessoas carregando pra lá e pra cá flores e bolos (que são caros por aqui) e outros presentes para oferecerem a seus mestres. Hoje é dia de agradecer o ano de agruras e sofrimentos pelos que os professores fazem os jovens pupilos passar.
O dia 8, o dia dos pais, mas no sentido pais = pai + mãe, quando os filhos dão seus presentinhos aos pais agradecendo a pressão que eles recebem para se matarem de estudar e passar só nas melhores universidades do país...
Além disso, tivemos no dia 5 o dia das crianças (feriado, ou "dia vermelho" como dizem por aqui, por causa da cor desses dias no calendário) onde a família sai para parques com seus filhotes brincando, andando de bicicleta, fazendo piqueniques, etc.
E abrindo o mês, no dia 2, tivemos o Festival das Lanternas comemorando o nascimento do Śākyamuni, Siddhārtha Gautama, o buddha.
Além de ser considerado o mês familiar com dias importantes como o dia das crianças, o dia dos pais e o dia dos professores, é também, juntamente com outubro, um mês muito esperado pelo fato do feriadão que se forma no início do mês e quando a maioria do povo tem um tempinho a mais para relaxar e descansar da correria do dia-a-dia.

Então, feliz dia dos professores!

Nenhum comentário:

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa