Itens compartilhados de Juliano

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Feliz ano do touro!

Segunda-feira passada foi ano novo de novo por aqui.

De novo, porque aqui na Coreia eles usam dois calendários: o nosso velho conhecido calendário gregoriano e, lado a lado a este, o calendário lunar chinês. Este último, por ser lunar, nunca bate com o gregoriano, que é solar. Cada ano que passa, as datas caem em dias diferentes e o aniversário dos mais velhos também. Os mais jovens por aqui preferem seguir seus aniversários pelo calendário gregoriano mesmo pra evitar essas confusões.

Como de praxe, não fiz muita coisa além de ficar em casa estudando e estudando, mesmo sendo um feriado prolongado de quatro dias... E mesmo com tudo isso, ainda não consegui fazer a metade do que tinha pra fazer... Ai, ai, ai...

A maioria dos coreanos, nesse feriadão do ano novo lunar, costuma voltar à região da família paterna em todos os cantos da Coreia. Lá ficam comendo e bebendo e aproveitando, se são homens, ou cozinhando e se matando de trabalhos domésticos, se são mulheres.

No dia do ano novo, a família se reune e faz uma homenagem aos antepassados oferecendo uma mesa farta de frutas, comidas e bebidas. Todos fazem reverência em homenagem à memória dos que já se foram e, logo depois, os mais jovens fazem o mesmo aos mais velhos, reverenciando-os e desejando-lhes boa saúde, ao que são retribuidos com boas somas em dinheiro em gratidão. Não preciso dizer que é a alegria da gurizada! Saem com seus bosinhos cheios de dinheiro (o qual, normalmente, as mães vem depois pegar e dizer que eles não podem gastar tudo aquilo...). Depois da reverenciaiada, passam a comer aquilo tudo que estava na mesa e fazem a festa entre todos.

E aí se vai mais um ano e chega mais um ano...

Como a maioria da população de Seul não é de Seul, os engarrafamentos são monstruosos... É um vai-e-vem enorme de carros pelas rodovias. Em compensação, a cidade fica relativamente vazia. Eu me lembrei de São Paulo durante um jogo da seleção na copa do mundo... Uma pessoa aqui, outra ali, um carro aqui, outro ali, mas aquela loucura do dia-a-dia não existe. Pelo menos, foi bem relaxante pra quem ficou.

Enfim, vamos em frente que atrás vem gente! Mais um ano que começa de novo e um monte de coisas novas e atrasadas pra fazer.

Feliz ano do touro (ou da vaca, ou do boi... já que é tudo a mesma coisa em coreano...)!

Abraços.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte com o novo ano! que ele lhe traga felicidade :)

Feliz ano novo!

Anônimo disse...

oi juliano
desculpa estar me adentrando assim no seu blog
mas eu pretendo me candidatar a uma bolsa de estudos do governo coreano, seria muito bom se vc pudesse me dar algumas dicas e me dizer como foi pra vc.
eu tenho muitas duvidas e lah no consulado o pessoal jah deve tah enjoado de mim, eles falaram pra eu esperar ateh maio >.<
mas nao sei se vai dar tempo de providenciar toda a documentação em maio, então to fazendo tudo agora.
gostaria de receber dicas suas e orientação se possível =)
obrigada ^.~

Séfora disse...

"gostaria de receber dicas suas e orientação... "(só pra variar...)

Juliano vc devia escrever um livro: "Guia prático para brasileiros desorientados rumo à Coréia". Ia vender horrores.
:D

Rodrigo Feliciano disse...

Pode abrir um albergue também... heheh... brincadeira...

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa