Itens compartilhados de Juliano

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A frequencia de postagem não está das melhores...

E minha disponibilidade de tempo, tampouco...

Mas, vamos para mais uma postagem.

Primeiro, gostaria de agradecer às pessoas que leem meu blog e que comentam. Isso com certeza dá mais força para que continuemos postando, mesmo que ainda sem muita frequência.

Agora, vamos às novidades.

Acabamos de sair de mais uma reunião acerca do nosso atual projeto, que é a automatização da marcação de expressões temporais em textos. Acho que já tinha mencionado isso por aqui. Na verdade é um tipo de linguagem de marcação, tipo HTML, mas só para expressões temporais e suas correlações com eventos. Pode ser usada, principalmente, para a construção de buscadores automáticos de informação, tipo um Google da vida, onde o usuário pode digitar algo como: "Quando foi a posse do último presidente dos Estados Unidos?". Assim mesmo, com linguagem de gente e não com linguagem de Google, tipo: "posse presidente Estados Unidos" e depois ter que ficar procurando por algo que seja útil entre os tantos resultados que aparecem.

Devo dizer que falando assim, parece bem mais fácil do que realmente é. O problema é ensinar o computador a achar coisas como "no último dia do verão do ano de 1992" e dizer que isso tudo é uma expressão e não só "dia", "verão", "ano", "1992", separado. Pode não parecer, mas isso dá um certo "trabalhinho".

Ademais, tenho tido aulas de Java aos sábados, das 10 da madrugada às 5 da tarde. Cansativo que só. Mas tenho aprendido coisas interessantes e isso também está me dando mais noções a respeito de programação, o que eu não tinha, pois nunca havia aprendido a programar formalmente, isto é, nunca tinha frequentado um curso de programação qual quer que fosse. Aprendi tudo sozinho e, depois que cheguei aqui, na marra, com o professor dizendo "Faz!" e eu me virando para fazer.

O ruim é que agora o Java está se misturando um pouco com o Python que usamos por aqui no laboratório. E isso é um pouco ruim, já que as duas línguas tem caracteríticas e personalidades bem diferentes uma da outra... Mas, vamos levando.

Fora isso, o nosso projeto deu uma estancada depois de ter acelerado logaritmicamente até o fim do ano passado. Já faz pouco mais de um mês que não há modificações palpáveis no coitadinho.

Bem, por enquanto é isso. Eu sei que não é tão interessante, mas é minha vida por aqui...

Um abraço.

Nenhum comentário:

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa