Itens compartilhados de Juliano

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Kim Daejung

O pessoal tá falando um monte já do ex-presidente e ex-vivo Kim Daejung, então nem preciso dar muitos detalhes por aqui.

Mas uma coisa que ninguém falaou até agora (pelo menos até onde eu vi) é um fato curioso.

Ele morreu duas vezes.

No momento em que ele morreu pela primeira vez, estava eu chegando ao meu laboratório onde já se encontravam alguns coreanos comentando sobre o fato.

Enquanto estávamos discutindo a batida de caçuleta que o digníssimo ex-presidente havia efetuado, um dos coreanos solta uma gargalhada e comenta: "Ah, que que é isso!?" Todos espantados com sua reação, perguntamos a ele o que havia acontecido. Ao que ele responde: "Kim Daejung está vivo de novo!"

Naquele momento, os médicos haviam ressuscitado o ex-presidente e todas as notícias de morte e tudo o mais foram desmentidas e todos os jornais anunciaram prontamente a ressurreição.

Passam-se mais alguns minutos, o mesmo coreano solta outra gargalhada e fala: "Morreu de novo!"

E assim foi. Quarenta e três minutos de prorrogação, mas perdeu... E assim se foi um dos ex-presidentes coreanos. Amado por muitos, odiado por outros; considerado o pai da modernização tecnológica da Coreia e também como o que reuniu (aos trancos e barrancos) as famílias separadas havia décadas pela Guerra da Coreia; odiado por ter financiado e "dado" um bom dinheirinho por debaixo do pano ao Kim Jong Il (o maluco do norte)...

E assim a história vai se escrevendo...

Nenhum comentário:

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa