Estava eu na casa do Henrique ontem na "festinha de casa nova" dele, e, depois de empanturrarmo-nos de macarronada e batatas fritas proporcionadas pela dona Eunbee, começamos a conversar sobre vários assuntos como é de praxe à mesa dos brasileiros.
E, como também é praxe, pincelamos alguns comentários acerca da política. Conversa vai e conversa vem, eu cheguei e disse que no nosso Brasil varonil (e não nos esqueçamos que o Brasil não é feito de umas duas dúzias de capitais e cidades grandes, mas sim de mais de 5500 municípios com seus prefeitos e câmaras de vereadores) a política que impera é a do "FEUDALISMO": um rei ou uma corte amiguinha do rei, que possui a grande maioria das terras e "deixa" o povo trabalhar por lá como seus vassalos, cobrando a "corveia" da falta de educação, do baixo salário e dos votos da próxima eleição que são confirmados com presentinhos ou mesmo por meio de um aperto de mão, o que para o vassalo é uma grande honra, já que o monarca daquelas terras é um "ser superior" que não se achega à plebe a não ser de quatro em quatro anos, é um morador do Olimpo, por assim dizer, que só descia à terra de quatro em quatro anos por ocasião das Olimpíadas; o "pobrema" é que nessas Olimpíadas, a única modalidade é a da compra de votos com promessas a não cumprir...
Taí pra quem quiser ouvir o Jabor comentando: http://download3.globo.com/sgr-mp3/cbn/2009/colunas/jabor_090727.mp3
Um abraço com um tiquinho de esperança que as coisas mudem um dia!
Juliano
Um comentário:
O Brasil está melhorando neste sentido... BEM devagar, mas está. Mas os investimentos em educação e segurança pública ainda nos deixam a sensação de que lá é a casa da Mãe Joana. Mas é como te disse ontem: a mudança tem que acontecer com base na verdade e liberdade de informação (ainda que não se tenha liberdade de sair na rua com tranquilidade :P). Parece que saiu uma lei agora obrigando TODOS os municípios brasileiros a publicarem detalhes dos seus gastos na internet. Se não me engando, o prazo para se adaptarem ao esquema é até 2012. Isso já vai ser uma ferramenta e tanto! Espero estar vivo para viver no Brasil que a gente quer. Abraço!
Postar um comentário