Itens compartilhados de Juliano

quarta-feira, 10 de março de 2010

꽃샘추위: O frio da florada

Aqui na Coreia, a primavera chegou oficialmente no dia 2 de fevereiro, de acordo com a milenar tradição do calendário Chinês, ops, Coreano.
Nós, como brasileiros, temos a ideia de que primavera é a estação das flores e do frio que já passou. Aqui no oriente, não. A primavera é o fim do período MAIS frio do ano, dezembro e janeiro. Dá uma olhadinha na wikipedia que eles explicam melhor os diferentes pontos de vista: http://en.wikipedia.org/wiki/Spring_(season)
No Brasil, consideramos que a primavera começa a partir do equinócio vernal, ou, equinócio da primavera, que, astronomicamente é a metade da primavera em si, por aqui, começam a contar desde o começo, isto é, um mês e meio antes.
Isso causa muito furor entre os brasileiros reclamões que não gostam de frio (e que, daqui a quase cinco meses, estarão reclamando do mormaço e do calor...).
Para completar, ontem começou o 꽃샘추위, literalmente, "frio da florada". O frio "atrasado" que chega com a época em que as plantas começam a florescer. A impressão de frio atrasado é porque nas semanas passadas a temperatura se manteve estável acima de zero, chegando alguns dias a até 18°C em Suwon como frisou o Henrique.
No entanto, o "frio da florada" chegou e hoje, quando acordei de manhãzinha, estava tudo branquinho e coberto de neve. Agora, a criançada está lá fora brincando de fazer bonecos de neve e eu estou pensando na hora que eu voltar pra casa e descer o morro escorregando na neve que está derretendo agora e que virará gelo à noite depois de recongelar.
Apesar de todos esses pesares, pra mim, ainda é melhor este friozinho do que o calor insuportável que chegará daqui a a cinco meses...

Um abraço pra quem ainda lê este blog que está perecendo devido à falta de tempo do blogueiro...

Um comentário:

Henrique disse...

Sou um cara intolerante a outro pontos de vista! rsss Outono só começa quando amarela tudo. Inverno só começa quando neva. Primavera só começa quando tem flor. Verão só começa quando derrete a cuca da gente!

Espetáculo minha análise hein? Como se no sul de Minas fosse assim... Mas, falando sério, o outro calendário me parece fazer mais sentido. Nos EUA é impressionante: no dia em que falam "amanhã começa a primavera", parece que a natureza acorda e cospe as florzinhas pra fora!

Acho o ideal seria dividir as 4 estações em 8: Inverno 1, Inverno 2... assim.

Valeu por um post após séculos sem sinal de vida. Até o próximo post no verão! :D

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa