Itens compartilhados de Juliano

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Kimchi com Café de volta com a programação normal

Pois bem... Tem muita gente que está me cobrando (e já faz tempo) por que é que eu não estou mais escrevendo no blog. E alguns destes já até deram a resposta e acertaram: eu estou hiper-ocupado.

Desde que escrevi pela última vez, minha vida acadêmica se tornou um inferno na terra quanto a "tempo". Nosso professor inventou de fazer um grupo de estudos, juntamente com o professor de semântica, para criar um sistema baseado no TARSQI (Temporal Awareness and Reasoning Systems for Question Interpretation; em tradução mais do que livre: Sistemas de Reconhecimento e Raciocínio Temporal para Interpretação de Perguntas) dos EUA. Esse sistema TARSQI, pra encurtar a história, é um sistema de programas que lêem textos e conseguem encontrar, marcar e relacionar (quase) toda a informação temporal contida nos textos e ajudar a formar um sistema maior de perguntas e respostas automatizado. (Se não fizer muito sentido, não tem problema...)

Com isso, nós nos reunimos uma vez por semana para discutir nosso progresso e marcar metas para a próxima reunião da semana vindoura. A mim me coube a reconstrução e o retrofite (gambiarra) do programa que lida com a língua inglesa, para fazer com que ele funcione com a língua coreana. E não preciso dizer que não quer funcionar direito, né? Mas, mesmo assim, vamos tentando. Um dia sai.

Além disso, tenho minha aula de "Línguas Altaicas", matéria que não tem nada a ver com meu campo de estudo, já que sou de lingüística computacional, mas que me atrai por ser uma mistura de lingüística histórica, sócio-lingüística e fala de línguas de verdade. É bem interessante e é toda ministrada em coreano 100%. Isso é o que me atrapalha. Como é em coreano, eu tenho que dedicar mais tempo pelo problema da língua em si. Ainda mais quando tenho que escrever algum trabalho ou coisa parecida. Aí é a cobra fumando.

No mais, não tenho mais nenhuma novidade. Toda minha vida atualmente só gira em torno do TARSQI e das línguas altaicas. De domingo a domingo, quase 24 horas por dia. O restinho que sobra, é hora de dormir um pouco. Quando dá...

Um abraço, e desejem-me sorte...

3 comentários:

Gustavo Teles disse...

Eita! =(
Que tristeza...
entao, lah vai: SORTE!
E sorte pra mim tambem: lah se vai o meu primeiro exame de nivel nessa bagaca! Aeeeee!
Alias, hoje eu tive uma semi-aula com um coreano... e totalmente coreano... eu nao conseguia entender quase TUDO do que ele falava! Pense na depressao que bateu! =P

Séfora disse...

Hm...parece realmente estressante,mas se vc gosta então tá bão ;)
Saudades...

Séfora disse...

A GENTE SAIU NO JACARÉ BANGUELA!!!!!!!!!!!!!!!!!!:D
A GENTE SAIU NA GLOBO.COM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
olha o primeiro post e veja os links

http://buzz.globo.com/jacarebanguela/?p=6242

Pesquisar em blogues de brasileiros na Coreia

Resultado da pesquisa